Dólar Comercial
CUIABÁ
  ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ENTREVISTA DA SEMANA

Ministério da Saúde vai acabar com secretaria de combate à Covid-19

Publicados

ENTREVISTA DA SEMANA

O Ministério da Saúde vai extinguir a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 (Secovid) a partir do dia 22 de maio. A data marca o fim do prazo para que entre em vigor medida que declara o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin). A Secovid foi criada há um ano para concentrar os esforços no combate ao coronavírus.

A extinção da secretaria é mais um passo no conjunto de mudanças promovidas pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, após pressões do presidente Jair Bolsonaro pelo “fim da pandemia”. Com o fim da Secovid, outras secretarias da pasta vão absorver as ações de combate ao coronavírus, que farão parte da rotina do ministério. Na prática, muitas dessas operações já eram compartilhadas com outras secretarias do órgão. Os funcionários da Secovid também serão realocados em outras áreas.

Em abril, o ministro anunciou em rede nacional o fim da emergência em saúde pública. A portaria determinando o fim da Espin dentro de 30 dias foi assinada em 22 de abril. A flexibilização ocorreu após pressão do Palácio do Planalto para imprimir uma imagem de fim da pandemia. O status da doença, no entanto, só pode ser alterado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ENTREVISTA DA SEMANA

Queiroga diz que recebeu confirmação de caso da varíola do macaco em São Paulo

Publicados

em

O ministro da Saúde afirma ter recebido a confirmação de um secretário do governo do estado de São Paulo. Porém, o secretário de Saúde paulista, Jean Gorinchteyn, não confirma oficialmente o caso.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Entenda a motivação, os poderes e as consequências da investigação da CPI da Covid-19
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA