Dólar Comercial
CUIABÁ
  ÚLTIMAS NOTÍCIAS

COVID

Pronto Socorro de Cuiabá não recebe novos pacientes e Estado notifica órgãos de controle

Publicados

COVID

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou os órgãos de controle de Mato Grosso sobre a suspensão do atendimento de novos pacientes em tratamento da Covid-19 no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá.

A unidade de saúde dispõe de 20 leitos de UTI adulto e 5 leitos de UTI pediátricos pactuados com o Estado, conforme acordado em Comissão de Intergestores Bipartite (CIB).

Na notificação, encaminhada nesta terça-feira (11) ao Ministério Público Estadual (MPE) e Tribunal de Contas do Estado (TCE), a SES informa que desde dezembro de 2021 a unidade de saúde vem suspendendo a admissão de novos pacientes no local.

Conforme ofício encaminhada à SES pela própria direção do Hospital no dia 03 de dezembro de 2021, a suspensão se deve à falta de insumos básicos para o atendimento dos pacientes, o que dificuldade as condições adequadas de trabalho dos profissionais.

Considerando este oficio, o órgão estadual pontua na notificação feita ao MPE e TCE que as irregularidades citadas pela equipe médica do Hospital foram comprovadas durante supervisão in loco realizada pela equipe da SES nos dias 6, 7, 8, 9 e 10 de janeiro de 2022.

Leia Também:  Estado assegura investimentos de R$ 3,3 bilhões em áreas prioritárias e pagamento de RGA aos servidores em 2022

De acordo com o documento, durante a visita técnica foram identificadas a falta de insumos como fita para dextro, esparadrapo, micropole, desarne, torneirinha para equipo soro, teicoplamina, amicacina, fita crepe, metadona, lorazepan, equipo de bureta e prometazina.

Em razão da ausência de medicamentos e insumos básicos para o tratamento adequado dos pacientes bem como o custeio mensal para a devida operação desses leitos, a SES notificou os órgãos de controle para que as irregularidades sejam sanadas sob pena de bloqueio dos leitos e suspensão do cofinanciamento estadual.

Além dos órgãos de controle, a pasta também notificou a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá para que sejam tomadas as devidas providências.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

COVID

MT registra 5 mortes no fim de semana; baixa na taxa de ocupação de UTIs

Publicados

em

A taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de Mato Grosso voltou a cair ao longo do final de semana e atingiu o patamar de 22,46% nesta segunda-feira (4). Na atualização divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), o estado contabilizou 5 mortes pela doença durante o período.

 

Conforme a pasta, Mato Grosso computa atualmente 14.874 mortes registradas em virtude da doença. Além disso, a SES contabiliza também 727.906 contágios, dos quais em 712.148 casos as pessoas infectadas se recuperaram do vírus. Paralelamente, porém, 321 seguem em isolamento domiciliar.

Além da queda na ocupação de UTIs, que variou de 24,15% para 22,46 ao longo do final de semana, o estado também registrou uma redução no uso de enfermarias. Neste tipo de leito, a variação foi de 8% notificados na sexta-feira (1) para 6% nesta segunda-feira, sendo que os números dizem respeito às unidades destinadas a adultos.

 

Dentre os dez municípios com maior número de casos de covid-19 estão: Cuiabá (129.898), Várzea Grande (52.574), Rondonópolis (44.219), Sinop (33.662), Tangará da Serra (23.149), Lucas do Rio Verde (22.625), Sorriso (22.513), Primavera do Leste (21.772), Cáceres (16.778) e Alta Floresta (14.659).

Leia Também:  MT registra 14 mortes e 2,8 mil novos casos de covid; taxa de ocupação de UTIs está em 68%

 

Nacionalmente, conforme dados do governo federal, no domingo (3)um total de 30.012.798 casos da covid-19 e 660.312 óbitos oriundos da doença foram registrados. Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA